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Debate Autonomia

     
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Re: MOO && Foruns && meu projeto...
Remetente: Edla  Maria  Faust  Ramos  <edla@edugraf.ufsc.br>
Data  de  Envio: 1996-06-28  08:33:07.000
Eu tinha mandado este mail para a Cristhine, e decidi manda'-lo tambem pra
autonomia.

No mail, a Cris me pedia pra tentar ajuda'-la a embasar teoricamente o valor
do MOO como ferramenta de aprendizagem. eu acabeipegando pela autonomia,
entao acho que vale pra nos tambem. Comentarios sao interessantes tambem pra
Cris, quem quisesse comentar poderia mandar com cc para ela.

edla



>To: Cristine Hoepers <cristine@hipernet.ufsc.br>
>From: edla@edugraf.ufsc.br (Edla Maria Faust Ramos)
>Subject: Re: MOO && Foruns && meu projeto...
>
>Oi Cris.
>
>>	desculpe te incomodar, se nao tiver tempo de responder avise, OK ?
>
>Nada há a desculpar. Se o que eu aprendi nao estiver a disposicao nem do
grupo com o qual trabalho, entao de nada este aprendizado teria servido ;-)
>>
>
>>	Onde voce entra ? Bem, no capitulo onde estou descrevendo o que fiz
>>no projeto, pretendo colocar que ele esta' sendo utilizado nos Foruns da
>>hiperNet, e gostaria de colocar a opiniao de alguem que utilizou os Foruns.
>>Entao pensei em voce, ja' que voce esta' fazendo a nalise dos Foruns.
>>
>>	O que nao sei e' se voce se prendeu a analisar somente a parte que
>>diz respeito `as tecnicas de hipertexto ou se extendeu ao hiperMOO tambem.
>
>        Na verdade como deves ter reparado ontem, como eu trabalhei muito
pouco tempo com o MOO, nao cheguei a duas semanas, eu acabei nao tendo
condicoes de analisa-lo. Acho que neste ponto a Magda e Marisa tem mais a
dizer. Em todo caso pude observar algumas pessoas fazendo debates bem
interessantes no MOO.
>
>
>	
>>	Creio que a importancia de um ambiente como o MOO seja para possibilitar
>>que as criancas (ou adultos) possam desenvolver sua criatividade e sua
>>habilidade escrever e ler (penso em interpretacao de texto, compreensao, etc).
>
>        E' se fosse so' isso ja' era muita coisa. Pois se um cara adquire o
poder de escrever a sua historia, ele tem uma arma poderosa na mao.
>
>
>
>
>>	Viram como eu estou confusa ? Ate' me perdi nos meus pensamentos aqui
>>no mail. Deixa eu tentar me localizar: O que eu queria era uma maneira de
dizer
>>que o MOO tem uma perpectiva construtivista, pode ajudar em processos
cognitivos
>>mas sem ter que explicar todo o construtivismo, nem todo o conceito de
cognicao,
>>e ser clara (e convincente). Ou seja, dizer porque que o MOO pode ser
>>considerado um ambiente de aprendizagem. Sera' que e' possivel ? Sera' que
>>devo ir por outra linha ?
>>
>
>
>        Acho que o teu roteiro de discurso poderia ser:
>
>         Se nos entendemos que autonomia e' a capacidade de estabelecer
processos cooperativos de decisao e construcao/transformacao da realidade,
entao, um ser ser autonomo necessitaria ter algumas habilidades:
>        1. - habilidade cognitiva para conceber a mudanca pretendida.
>        2. - habilidade cognitiva para compreender a perspectiva dos
companheiros do processo.
>        3. -habilidade para comunicar-se segundo diversas mídias, e dentre
elas a principal seria a própria linguagem. Mas para participar efetivamente
nesse processo de comunicacao, o cara nao pode ser apenas um leitor, ele nao
pode ser apenas um ouvinte,ele tem que ser tambem um escritor e um orador..
Se ele nao se apropriar da PALAVRA, se ele nao exercitar a SUA palavra, ele
jamais desenvolverá a habilidade de expressar a SUA versao para a mudanca.
Neste caso, jamais sera' autonomo.
>
>
>
>Bom, so' nisto que te falei entram
>
>        No ponto 1, Piaget, com o desenvolvimento cognitivo. Eu vou
procurar pra ti algumas citacoes em que ele relaciona diretamente a questao
da linguagem com o desenvolvimento cognitivo - a linguagem impulsiona os
processos metas reflexivos que o  Piaget identificou. Me manda mais um mail
cobrando.
>
>        No ponto 2, de novo Piaget, na relacao desenvolvimento lógico e
desenvolvimento moral (como é que fica o Vygotski aqui magda??)
>
>        No ponto  3. Paulo Freire - sobre a questao da importancia do
dialogo.
>
>
>
>
>        Como o MOO privilegia a comunicacao escrita, acho que tens que
pegar por ai':
>
>        saber escrever = condicao indispensavel para autonomia nas
sociedades tecnoligcas.
>         exercicio da palavra escrita = promocao do desenvolvimento
cognitivo = promocao da autonomia
>
>
>Bom no proximo capitulo tem mais. Posso procurar textos especificos onde os
autores enfocam a abordagem sugerida.
>
>
>
>Edla
>


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