hiperCorreio   

Debate gt-br

     
[Anterior] [Próxima] [Responder] [Sem Formatação] [Outros Debates] [Ver Listagem]
Jornada Carlos Vinacour
Remetente: =?Windows-1252?Q?Instituto_Gestalt_de_S=E3o_Paulo?=  <igsp@gestaltsp.com.br>
Data  de  Envio: 2003-09-05  11:53:01.000
 
                 
 
                                                                          
 
O Instituto Gestalt de São Paulo promove as Jornadas

DIAGNÓSTICO DE ESTILOS DE PERSONALIDADE E POLARIDADES

  com CARLOS A. VINACOUR

 

Médico psiquiatra e Gestalt terapeuta argentino , professor dos cursos de formação da AGBA (Associação Gestáltica de Buenos Aires) e de cursos sobre Psicoterapia Gestáltica em universidades e associações de Psicologia. Co-fundador do "Foro Gestáltico", novo instituto de formação em Gestalt terapia de Buenos Aires, vem dedicando-se ao estudo do diagnóstico e de uma metodologia para trabalhar com polaridades e estilos de personalidade em psicoterapia de relevância a psicoterapeutas de várias abordagens.

Categorias diagnósticas são uma ajuda valiosa na orientação coerente de um tratamento. Aplicadas sem fundamentalismos, oferecem uma forma de encurtar caminhos vagos e imprecisos que, às vezes, alargam desnecessariamente o tempo de uma terapia. Entre as múltiplas possibilidades diagnósticas, talvez a mais significativa seja a dos estilos de personalidade, que podem ser entendidos como a representação dos estilos mais e menos característicos de funcionamento adaptativo de um indivíduo.

Esta forma diagnóstica articula-se com a teoria de Perls sobre polaridades e nos orienta sobre a estrutura-processo, que é o "fundo" no qual apoiam-se as patologias ou problemáticas do ser humano. Nesta teoría propõe-se um grupo de polaridades básicas, que são seguidamente utilizadas como base para a construção da personalidade, e, a partir deste esquema, uma metodología de trabalho em psicoterapia orientada para a localização de polos problemáticos e o trabalho terapêutico com os mesmos.

 

Jornada I- Sexta feira dia 24/10 , das 9:30 às 18:30 h

Destinda à profissionais da área clínica, incluirá pela manhã, a projeção e posterior discussão comentada do vídeo "O Nascimento de uma Pianista", filmagem de um trabalho terapêutico de Fritz Perls, onde destacam-se a atenção ao olhar diagnóstico e ao trabalho com polaridades. À tarde, teremos uma exposição teorica do modelo diagnóstico proposto, exemplificando-o através da discussão de casos clínicos trazidos pelos participantes.

Jornada II- Sábado dia 25/10 da 9:30 ÀS 13:30h

Nesta jornada, Vinacour estará aprofundando o modelo exposto, focalizando em especial os transtornos borderline de personalidade. Estará também supervisionando casos.

Investimento : Jornada I- 120,00,  Jornada II- 60,00,  Jornada I e II – 150,00
Informações e Inscrições : Instituto Gestalt de São Paulo
Fone: 11 3849 1893 / e-mail : igsp@gestaltsp.com.br
Destinado a psiquiatras, psicoterapeutas, alunos de cursos de Psicologia e profissionais da área de saúde mental (Obs: Aos participantes de cidades fora de SP, nos prontificamos a ajudar na indicação de hospedagem em SP)
Coordenação do evento : Selma Ciornai e Claudia Ranaldi

*************************

. * No Brasil, alguns dos trabalhos escritos de Carlos Vinacour podem ser encontrados no site do Instituto Gestalt de SP www.gestaltsp.com.br ("Comentarios sobre fenomenología gestáltica: revindicando el legado de Fritz Perls"; La Questión del Ser en la Terapia Gestáltica"; "Reconstrucción del Pensamiento Gestáltico" e "Nuevos Aportes al enfoque Gestáltico: su inserción en el presente y su proyección futura").

Instituto Gestalt de São Paulo
Rua João Cachoeira, 1735 - Itaim Bibi
Tel./Fax: 11 3849-1983
CEP: 04535-016 - São Paulo, SP
Site:
www.gestaltsp.com.br


 

 

Arquivos anexados: escher02.jpeg
logosp1.GIF
Amarelinho.jpg

[Anterior] [Próxima] [Responder] [Início da Mensagem]