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Peças que devem obedecer a casas de um tabuleiro
Remetente: Fernando  Melgarejo  <fernando@hipernet.ufsc.br>
Data  de  Envio: 2001-06-10  22:27:25.000
Alguns usuários hiperL estão fazendo coisas parecidas com "jogos de
tabuleiros", aonde é comum a necessidade de:

   a) o usuário arrastar as peças usando o cursor do mouse
   b) as peças não podem ficar soltas em qualquer lugar, devem se ajeitar
em uma das "casinhas" da grade

    O primeiro comportamento já foi bem discutido, é a "arrastabilidade" ,
como no exemplo dos jacarés.
    O segundo comportamento pode ser obtido a partir das grades. Note que
as grades podem ter o comportamento que voce quiser, trocando as agendas
internas nos lugares indicados.

Aqui vai uma idéia que pode funcionar:

    Movimente as peças de acordo com o movimento do mouse, usando a
arrastabilidade.
    Quando a peça for solta, ela envia um estímulo para a grade, fornecendo
sua posição e solicitando a posição ajustada.
    Algo como:
                   'aplique' [ 'grade'  'quero posição ajustada'  [23 45]
]     dizer

    A seguir, a peça aguarda uma resposta da grade. Quando ela chegar, a
peça move-se para a posiçao indicada.

    Para isso pode-se utilizar o  "perguntar" e o "responder"  .  Alguém aí
já utilizou essa dupla?

    Mas deve funcionar tambem com estimulos simples... afinal, pela lógica
do jogo, apenas uma peça estará sendo movida...  Conforme o caso, pode-se
incluir  a identidade do solicitante nos estímulos de ida e de volta, pra
garantir a consistencia.

bons movimentos :-)

melga









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