hiperCorreio   

Debate Vozes

     
[Anterior] [Próxima] [Responder] [Sem Formatação] [Outros Debates] [Ver Listagem]
Embratel estranha demora para identificar pane
Remetente: MARCIO  VIEIRA  DE  SOUZA  <mvsouza@eps.ufsc.br>
Data  de  Envio: 1999-11-24  01:15:06.000
Embratel estranha demora para identificar pane



O diretor de Negócios da Embratel, Eduardo Levy, disse nesta terça-feira
considerar "estranha" a demora de até onze horas para que os equipamentos
de transmissão da companhia voltassem a operar depois da pane ocorrida no
domingo, que interrompeu 70% do tráfego de interurbanos no Rio.

O diretor evitou falar em sabotagem, mas explicou que o pico de energia que
teria provocado a falha nos equipamentos demorou muito tempo para voltar ao
normal, o que, para ele, é "muito estranho". "Isso nunca aconteceu antes",
afirmou. "Não posso falar em sabotagem, prefiro procurar causas técnicas
mas realmente o que houve foi uma sucessão de coincidências muito
estranhas." A Embratel está investigando também a hipótese de falha humana.


Anatel - Estava prevista para o fim da tarde de nesta terça-feira a entrega
à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília, de um
relatório sobre a pane. O superintendente-executivo da Anatel, Luiz Otávio
Marcondes, disse no Rio que a agência só poderá analisar se a empresa será
ou não punida pelos problemas causados aos consumidores a partir desse
relatório. A eventual multa poderá chegar a R$ 30 milhões.

Levy disse, porém, que a causa do problema ainda não havia sido
identificada. Segundo o diretor, ocorreu uma pane de energia que causou a
falha no sistema de transmissão. Entretanto disse ele, normalmente os
equipamentos da empresa não permitem que falhas como essa causem
transtorno.

"Geralmente os usuários nem percebem o que ocorreu por conta do pouco tempo
em que o sistema fica fora do ar." No entanto, segundo Levy, os sistemas
tiveram problemas que duraram entre seis e onze horas.

102 - O presidente da Telemar, Manoel Horácio da Silva, informou que o
prejuízo causado pela pane ainda não foi calculado. Segundo ele, 70% do
tráfego de interurbanos ficou paralisado no Rio. Nesta terça-feira o
serviço da Telemar de auxílio à lista, por meio do número 102, ficou
interrompido da madrugada até as 15 horas. De acordo com a empresa, o
problema ocorreu "em virtude da expansão do atendimento por telemarketing e
da substituição de softwares".


[Anterior] [Próxima] [Responder] [Início da Mensagem]