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Propaganda do 'tio da Sukita' é vetada
Remetente: MARCIO  VIEIRA  DE  SOUZA  <mvsouza@eps.ufsc.br>
Data  de  Envio: 1999-11-26  00:21:34.000
Propaganda do 'tio da Sukita' é vetada



A oportunidade de vingança que o já famoso "tio" da propaganda da Sukita
poderia ter foi totalmente descartada. Desta vez, a "garota Sukita",
interpretada por Michelly Machri, 20 anos, e o "tio", por Roberto Arduin,
49, voltariam a se encontrar no elevador e a garota, sabendo que seu
vizinho havia comprado um Classe A, da Mercedes-Benz, o convidaria para dar
uma volta. Já sentindo a reputação conquistada, o "tio" negaria o convite,
pegaria seu carro e depois de alguns metros uma mulher mais madura e
atraente entraria no Classe A.

Um acordo entre a agência da Brahma, a Carillo Pastore Euro RS CG, e a
contratada pela Mercedes, a W/Brasil, no entanto, vetou a propaganda.

De acordo com a rádio Bandeirantes, o episódio chegou a ser veiculado uma
única vez na MTV, mas foi impedido pela Carillo de continuar a ir ao ar..



'Trintão' faz protesto contra a Sukita pela Internet

Do Diário OnLine

Está circulando pela Internet um e-mail de protesto contra a "campanha de
vilipêndio que a Brahma está mantendo contra nós, os maduros". Assinado por
um certo Rogério Kendi Moreira, o protesto pede que pessoas acima de 25
anos não consumam o refrigerante Sukita.

Leia, a seguir, a íntegra do e-mail:

"Abaixo a Sukita!

Caro leitor com mais de 25 anos. Peço desculpas por estar invadindo o seu
e-mail, mas faz-se necessário.

É de conhecimento público a campanha de vilipêndio que a Brahma, indústria
de refrigerantes, está mantendo contra nós, os "maduros", na sua ânsia de
ampliar o mercado consumidor e seduzir o público adolescente compelindo-os
ao consumo do seu vil refrigerante.

Choca-nos ver a maneira como as pessoas de maior experiência são postas em
situação ridícula na campanha publicitária de tal empresa, tendo os seus
valores sócio-culturais, físicos e sexuais menosprezados por uma juventude
sádica.

Somente para recordar: em uma delas, um senhor, já em idade adulta e, por
que não dizer, um cavalheiro, ao tentar, por educação, estabelecer um
diálogo com uma jovem em um elevador de um prédio de classe média, apenas é
respondido com algaravias até que a mesma, barbaramente, o alcunha de "tio"
e o solicita, sem maiores delicadezas e em total desapego às regras da boa
educação, que aperte um determinado botão do elevador.

Em outro, a já citada "patricinha" mantém uma festa questionável em seu
apartamento, sem a presença dos seus pais e em total desdém às normas
condominiais, quando o ator, interpretando o homem experiente, na vã
tentativa de amenizar problemas de vizinhança é novamente tratado com
desdém e tachado de "tio".

Mais recentemente o público maduro foi afrontado com uma dramatização
insana, na qual a jovem, eivada da mais absoluta má fé, dirige-se ao maduro
senhor demonstrando interesse em assumir o lugar vago em sua mesa; tudo
simulação. E o prestativo senhor, disposto a abdicar de seu momento de
meditação, oferece o lugar vago ao aconchego daquela que julga uma
adolescente de família. Nesse momento cai a máscara da pérfida criatura,
que surrupia a cadeira da mesa do senhor deixando-o em situação embaraçosa.


Questiono o valor moral desta campanha e o efeito que pode provocar nas
jovens do nosso país que, para o nosso desespero, logo se sentirão pouco a
vontade em manter um relacionamento com homens mais velhos como nós.

Não atentaram os publicitários sádicos para o fato de que o público
adolescente não consome Sukita, e sim cerveja, cuba-libre, bebidas
energéticas e outros; e que, quem consome mais refrigerante em todas as
parcelas da sociedade são os solteiros, já de idade superior a 25 anos, e
com padrão de vida estável, assim como o senhor da propaganda.

O que somos nós, os maduros? Enfeites para árvores de natal? Muro de
arrimo? Ou aqueles desembaçadores de vidro traseiro que ninguém usa?

Por que fomos retratados daquela forma patética? Com agasalho no ombro,
como há muito não se usa. Qual o percentual de adolescentes que pode usar
uma calça de grife?

Freqüentar um bar da moda sem se preocupar com a conta? Ou usar um sapato
italiano?

Levar uma gatinha em carro do ano para o seu apartamento e proporcioná-la
momentos inesquecíveis, sem medo de que chegue a mamãe ou um colega que
"divide o apê comigo"?

O que é melhor: jantar num bom restaurante ou "rachar uma pizza"? NÃO BEBA
SUKITA! Vamos valorizar nossa idade. Bebamos Fanta, Crush, suco de laranja,
ou até mesmo Redoxon.

Até que se mova uma campanha publicitária de desagravo à nossa moral e
enaltecendo nossos valores, pois não suportamos mais sermos chamados de
"tio" sempre que cantamos uma patricinha.

Maduros de todo o Brasil UNI-VOS".




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